VOCÊ SABE O QUE É PARENTALIDADE? E COMO UM PROFISSIONAL PARENTAL PODE AJUDA-LA(o)?
- Solange Totou
- 29 de set. de 2022
- 2 min de leitura
O QUE É PARENTALIDADE?
O conceito de Parentalidade vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelos adultos de referência da criança no seu papel de assegurar a sua sobrevivência e seu desenvolvimento pleno. A palavra “Parentalidade” é uma derivação do termo original em inglês “Parenting”.

Então vamos falar um pouco sobre estes adultos de referência de uma criança. Quem são eles?
São as pessoas que convivem com a criança em seu cotidiano, estabelecendo vínculos afetivos bem próximos a ela, nos seus primeiros anos de vida; sua primeira infância. E quando acontece a primeira infância na criança? A primeira infância compreende a fase dos 0 a 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estrutura, circuitos cerebrais e a aquisição de capacidades fundamentais que permitiram aprimoramento de habilidades futuras mais complexas, sendo assim é de suma importância que estes “adultos de referência sejam responsáveis para cuidar, preparar a criança para vencer desafios, impor limites, estimular, educar e o mais importante de tudo amar incondicionalmente esta criança que está sob seus cuidados.
Muito importante é que os adultos de referência, sendo eles: pais biológicos, casal ou família adotiva, assuma o papel de “parentalidade através de práticas parentais positivas e não negativas”, já que todos são os responsáveis por amar e cuidar desta criança, com responsabilidade.
Conheça Algumas Práticas Parentais Positivas que você pode adotar com os Pequenos
Ensinar a criança que devemos encontrar alegria e prazer em relações harmônicas , solidárias e empáticas com as pessoas.
Expressar carinho e afetividade por ela;
Manter um trabalho de cooperação entre família e a escola;
Elogiar a criança pelos seus feitos e sua boa postura e atos positivos;
Observar constantemente os sinais que a criança emite em seu dia a dia. responder aos sinais;
Ajudá-la a manter um pleno desenvolvimento físico e emocional;
Ensiná-la a ter disciplina. para que cresça com autonomia, auto controle e cidadania;
Brincar, cuidar e amá-la sempre;
Dar a ela uma educação saudável, investindo na familiaridade e saindo do mero parentesco;
Ensiná-la a confiar em si, nas próprias capacidades e na vida.
E Porque Não Repensar sobre as Práticas Parentais Negativas? Veja algumas mais comuns
Trata-los com descaso menosprezo;
Maus tratos físicos ou psicológicos;
Agressão física ou verbal;
Negligência;
Ameaça;
Comparação;
Terceirização;
Autoritarismo;
Permissividade;
Falta de disciplina;
Mercantilização: pagar para que a criança faça suas tarefas.
Está Precisando de Ajuda, Para Entender Melhor Como Exercer uma Parentalidade Consciente?
A primeira coisa para exercer uma parentalidade consciente, é olhar para dentro de si, se enxergar e se aceitar com todas as suas limitações, falhas, é se abrir para o estado presente, e perceber os filhos como o todo que constitui cada ser. Uma criação consciente, ajuda a perceber quais são as reais necessidades dos filhos, que se apresentam por trás de cada comportamento. São inúmeros benefícios que pais e filhos recebem com uma parentalidade consciente. Veja alguns deles.
Fortalecimento do vínculo familiar;
Reconhecimento da individualidade dos filhos;
Autonomia das crianças.
Se você chegou até aqui é porque se interessou pelo assunto, e de fato é muito interessante mesmo, ressignificar sentimentos e se autoconhecer é um dos principais benefícios que os adultos podem receber exercendo a parentalidade consciente. O Espaço psicopedagógico Reeducar, está de portas abertas, para acolhe-los, pais e filhos e ajuda-los a ressignificar os vínculos.
Comentários